terça-feira, 7 de agosto de 2012

Distâncias que Aproximam!!!




Talvez ele tenha sido separado de você por algum tempo, para que você o tivesse de volta para sempre, não mais como escravo, mas, acima de escravo, como irmão amado. Para mim ele é um irmão muito amado, e ainda mais para você, tanto como pessoa quanto como cristão. (Filemom 1.15-16)

Paulo escreve em Romanos: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (8.28). Ao ler o texto de hoje não consegui evitar a conexão. Na visão de Paulo, Deus estava (como tantas vezes faz) usando as circunstâncias adversas geradas pela fuga do escravo Onésimo para transformar a vida dele e leva-lo de volta a Filemom, agora em outra circunstância. Como disse Paulo, acima de escravo, como irmão em Cristo. Filemom agora estava diante do desafio de mudar sua visão com relação a Onésimo. Paulo mesmo dá seu testemunho dizendo: “Para mim ele é um irmão muito amado, e ainda mais para você, tanto como pessoa quanto como cristão.”

A presença de Deus em nossa vida tem este poder de transformar situações. A vida com suas limitações e desarranjos tem o poder de estragar muitas vezes o que começa muito bem. Somos falhos. Fazemos escolhas equivocadas. Perdemos o controle e agimos de forma que colocamos em risco nossos relacionamentos. E assim ferimos, decepcionamos e um abismo nasce entre nós e pessoas tão próximas, tão importantes e tão necessárias. O que fazer? Precisamos da presença e ajuda de Deus. Precisamos orar e pedir a Deus que faça o que Ele tem feito ao longo de toda a história: corrigir os tropeços de seres humanos e restaurar os relacionamentos que nossa fraqueza e incapacidade romperam.

Como andam seus relacionamentos? Não é incomum termos problemas. Relacionamentos são a mais importante tarefa humana. Eles exigem o melhor de nós, enquanto expõem o pior. Coloque Deus em seus relacionamentos. Ore pelas pessoas com quem se relaciona. Há alguém que já esteve perto e hoje está distante? Deus pode fazer o que fez entre Onésimo e Filemom. Deus pode agir em todas as coisas para o bem daqueles que o amam. Você crê nisso? O quanto está disposto a orar e contribuir para isso? No final, o que conta realmente são as pessoas. E elas são o que contam no final, porque no final as ilusões acabam e descobrimos o que sempre foi o mais importante. Cuide das pessoas ao seu redor. Elas não estarão aí para sempre! Pense nisso!!!!!

Helayne Kristhine

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Pecado

Completamente limpo


Leitura: 1 João 1:1-10
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. —1 João 1:9
Certo amigo falou-me sobre o seu ano anterior — um ano em que passara por constante tratamento médico contra o câncer. O sorriso em seu rosto era um poderoso testemunho das boas notícias que acabara de receber. Disse-me que em seu check-up anual o médico tinha informado que todos os resultados dos testes indicavam a alternativa: “completamente limpo!” Que diferença duas palavras podem fazer! Para meu amigo, ouvi-las, significou que todo o rastro da doença que havia ameaçado sua vida meses antes tinha desaparecido de seu corpo. Alegramo-nos ao ouvir que ele estava completamente limpo!

O rei Davi, após sua falha moral com Bate-Seba, ansiava para que algo semelhante a isso acontecesse em seu coração. Esperando que as manchas de seu pecado fossem lavadas e desaparecessem, ele clamou: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Salmo 51:10). Há uma maneira de lidar com os nossos pecados, e esta é boa notícia para ele e também a nós. Quando precisamos de limpeza, as palavras familiares de João trazem esperança: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).

Não podemos limpar nossos próprios corações, apenas Deus pode fazê-lo. Se confessarmos nossos pecados, Ele promete nos deixar completamente limpos!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

PARA REFLETIR

Mas Deus
Leitura: Romanos 5:8-11
Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. —Romanos 5:8

Howard Sugden, meu pastor quando eu estava na faculdade, pregava sermões memoráveis. Após todos estes anos, um dos sermões intitulado “Mas Deus…” ainda me faz parar sempre que me deparo com essas palavras na Bíblia. Aqui estão alguns exemplos de versículos que me encorajam com o lembrete da justa intervenção de Deus em questões humanas:

“Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; [mas] porém Deus o tornou em bem, para […] que se conserve muita gente em vida” (Gênesis 50:20).

“…eles descem diretamente para a cova, onde a formosura se consome; […] Mas Deus remirá a minha alma do poder da morte…” (Salmo 49:14-15).

“Ainda que a minha carne e meu coração desfaleçam. [Mas] Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre” (Salmo 73:26).

“Dificilmente alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:7-8).

“…nem olhos viram, nem ouvidos ouviram […] o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito…” (1 Coríntios 2:9-10).

Sempre que você se sentir desencorajado, procure por alguns versículos com as palavras “mas Deus” e tenha novamente a garantia do envolvimento de Deus nas vidas daqueles que o amam.